· Mayara Moreira de Deus · 2 min read
Como identificar sinais de perda de audição no bebê?

A perda de audição na infância é uma das anormalidades mais comuns presentes ao nascimento, acometendo entre 1 a 3 a cada 1000 recém-nascidos saudáveis. No Brasil, é lei que toda criança quando nasça seja submetida a avaliação auditiva pelo teste da orelhinha. Esse teste permite o médico identificar se existe alguma possível alteração na audição, e se detectado alteração, já iniciar medidas, repetir exames e encaminhar para tratamento precoce.
Em geral, a perda auditivas não apresenta sinais ao nascimento, entretanto com o passar dos meses a criança pode começar a apresentar sinais de perda auditiva. E, devemos estar atentos para identificar precocemente.
Existe uma escala de acompanhamento das habilidades auditivas esperadas de acordo com a idade.
Escala de Acompanhamento do desenvolvimento da audição e da linguagem
Idade Marcos do desenvolvimento
Recém-nascido: acorda com sons fortes 0-3 meses: acalma com sons moderadamente fortes e músicas 3-4 meses: presta atenção nos sons e vocaliza 6-8 meses: localiza a fonte sonora e balbucia sons ex: dada 12 meses: aumenta a frequência do balbucio e inicia a produção das primeiras palavras. Entente ordens simples “da tchau” 18 meses: fala no mínimo 6 palavras 2 anos: produz frases de duas palavras 3 anos: produz sentenças
Qualquer atraso nesses marcos descritos acima, por menor que seja, deve ser considerado um fator de risco para deficiência auditiva e obrigatoriamente investigado.
Listei abaixo alguns dos sinais de que os papais e mamães devem ter atenção, pois eles podem indicar alguma alteração da audição. São eles:
- O bebê não tem reação a sons
- se tem algum barulho a criança não olha ou não se vira em direção ao som
- não gosta de brinquedos que fazem barulhos
- não se assustam ou mudam a expressão ou comportamento quando há mudança acentuada no tom de voz da pessoa e está falando com o bebe
- não reage à música
- pouca ou nenhum resposta à vozes -não sorri quando falam com ele -não reconhece a voz dos pais
- bebê excessivamente tranquilo aos ruídos
- o bebê não emite sons (a partir do 4° mês os bebês começam a balbuciar bastante). Então, se a criança não balbucia nenhum som é um sinal de alerta
- atraso no desenvolvimento de fala
Se seu filho possui alguns dos sinais descritos acima ou se você tem dúvidas, agende uma consulta médica para avaliação e diagnóstico o quanto antes.
Dra Mayara Moreira
Otorrino Pediatra
Goiânia, 18 de janeiro de 2024